terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Ética no uso da Internet na Educação"

Um comentário:

  1. A internet hoje é uma das formas mais inovadoras para educar.
    È colocar o aluno a apenas um clique da informação, interagindo-os de forma fácil e interessante com as situações ao seu redor.
    A tecnologia da informação está presente no nosso dia-a dia e deve sim ser incluída na escola e este é o grande desafio a ser enfrentado pelos profissionais da educação.
    Esta dificuldade gira em torno da falta de conhecimento, de experiência e da falta de recursos financeiros e técnico de nossos profissionais com as TICs. Já que, para trabalharmos com esta tecnologia em condições favoráveis nas salas de aula, seria necessário capacitar os professores e disponibilizar pelo menos uma máquina para cada aluno, para que cada um possa mostrar a sua atividade, o seu desempenho através da sua própria busca, errando e acertando.
    Como esta realidade ainda está longe de ser alcançada, entra em cena o prazer e o fazer pedagógico, onde cada profissional a partir do convívio, do saber da necessidade de seus alunos perante a máquina, põe em prática trabalhos dignos e enriquecedores.
    Mas, tecnologia na educação, não é apenas ensinar o aluno a ligar um computador, é antes de tudo conscientizá-lo do mundo que esta a sua frente, das necessidades e dos riscos que cada um corre por um mau uso deste veículo de comunicação.
    É preciso fazê-los perceber que algumas façanhas na internet são consideradas crimes e que nesse espaço ninguém é anônimo para sempre.
    É nesta hora que entra em cena o olhar pedagógico, pois a criança, o adolescente tem muita facilidade de dispersão,
    “Muitos alunos se perdem no emaranhado de possibilidades de navegação. Não procuram o que está combinado deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal. É fácil perder tempo com informações pouco significativas, ficando na periferia dos assuntos, sem aprofundá-los, sem integrá-los num paradigma consistente. Conhecer se dá ao filtrar, selecionar, comparar, avaliar, sintetizar, contextualizar o que é mais relevante, significativo” Por José Manuel Moram
    E o uso da netiqueta, que nada mais é que um conjunto de regras de bom comportamento na internet.
    É importante sermos professores-educadores com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da aprendizagem. Pessoas abertas, sensíveis, humanas, que valorizem mais a busca que o resultado pronto, o estímulo que a repreensão, o apoio que a crítica, capazes de estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação.
    Enfim, ensinar com as novas mídias será um ato revolucionário, se conseguirmos antes de tudo colocarmos lado a lado professor e aluno, ambos em busca de um único objetivo que é o aprendizado mútuo.

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