terça-feira, 17 de agosto de 2010

Uso das Novas Tecnologias

A Escola se não “ ligar”, se desqualificará. As Novas Tecnologias da informática influenciará nas próprias condições de trabalho.
Estas são mais um recurso e instrumento de trabalho como o quadro-negro e não como um ensino de outra área do conhecimento.
A Escola apresenta dificuldades no ensino até mesmo da leitura e do raciocínio. Como se apresentará o ensino com as novas tecnologias?
No ritmo em que vão as coisas, a comunicação por meio eletrônico e a consulta web irão tornar tão banais quanto o uso do telefone.
O objetivo do uso das tecnologias na educação, é formar julgamento crítico, a observação, imaginação, classificação, o julgamento, a autonomia...Enfim, oferece campos de desenvolvimento e sem dúvida, aumenta o alcance das desigualdades no domínio das relações sociais, da informação e do mundo. Ler na tela, é uma prática social.
O uso das novas tecnologias desenvolverá como competência: o aumento da eficácia do ensino e familiariza os alunos com novas ferramentas da informática do trabalho intelectual assim como o uso dos editores de textos que remetem aos hipertextos . lembrando que todos fazem hipertextos sem saber, consultando dicionários, Atlas, a diferença é que não informatizado. Também será explorado potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino- os softwares educativos são instrumentos de trabalho que ajudam a construir conhecimentos e competências.
Podem-se associar os instrumentos tecnológicos aos métodos ativos, uma vez que eles favorecem a exploração, pesquisa, debates, construção de estratégias... dependendo da maneira do professor enquadrar e dirigir as atividades. Suas habilidades técnicas facilitará as coisas, mas aqui se trata de habilidade didática e de relação com o saber. É preciso ter cuidado porque as novas tecnologias poderá levar ao aumento das diferenças (Perrenoud).
Os professores precisam observar o desenvolvimento cultural, sociológico, pedagógico e didático.
A cultura tecnológica de base é necessária para competências intelectuais e a relação com o saber que a escola pretende formar. Tal evolução afetará a vida do aluno e do professor. A escola deve centrar-se na aprendizagem. As novas tecnologias podem permitir criar situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas e que o trabalho não pese o professor e sim os produtores dos instrumentos.
O uso das tecnologias como auxílio ao ensino permitirá dar aulas cada vez mais bem ilustradas ou usar situações novas na aprendizagem.
Porém estamos preparados para utilizarmos as Tecnologias de informação e Comunicação (TIC) na educação? Se não, o que falta?
O ambiente do cotidiano da fala de aula até agora é definido pelo trio lápis, papel e quadro-negro está em plena revolução- agitado pelo fim de possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais, fala-se no amplo mundo virtual que se descortina dentro da sala de aula, e que pede para ser incorporado aos programas pedagógicos a favor de aulas mais dinâmicas, instigantes e participativas – e que podem extrapolar as paredes da escola. Os softwares educativos vem completar o ensino de diferentes disciplinas e o trabalho com projetos interdisciplinares.
O professor precisa ser fortalecido é de suma importante a produção de material educacional com a participação de alunos e professores.

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