terça-feira, 17 de agosto de 2010

Metodologia ou Tecnologia

Um comentário:

  1. Aplicada à educação, a tecnologia pode ser vista como uma grande caixa de ferramenta. Dela podem sair uma série de novos recursos a serem explorados tanto pelo aluno quanto pelo professor. São inúmeras as possibilidades de pesquisa na internet, os novos programas e os jogos que permitem simular ou exercitar o que está sendo trabalhado nas aulas. As imagens e vídeos disponíveis on-line também podem suscitar aprofundamento dos temas em questão. E o interessante que tudo se dá num ambiente em que o aluno não é leitor passivo, mas participa, podendo dividir sua produção com a classe, com a escola- ou com o resto do mundo.
    Como educadora, considero de fundamental importância o valor das imagens dentro do processo educativo, recurso este oferecido pela era da tecnologia. É cabível que sigamos o ritmo do mundo que vivemos hoje, o uso de vários suportes como: tv, celulares, computador, terminais eletrônicos...
    Esta necessidade se confirma ao se pensar quanto aos hábitos que hoje para mim mudou ao longo dos últimos anos quanto à escrita de uma carta, uso de enciclopédias de pesquisa, redação de um texto, o uso do papel e do teclado... a tecnologia digital está presente ao nosso redor o tempo todo e tem que ser incorporada em nossas vidas para que não se limite ao crescimento pessoal e profissional.

    ResponderExcluir